13 dezembro 2013

Biscoitos Gingerbread


Biscoitos Gingerbread

Biscoitos Gingerbread
(renderam por volta de 40 unidades)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes

>biscoitos
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo da Índia em pó
1 colher (chá) de noz moscada em pó - usei ralada na hora
1/2 colher (chá) de pimenta do reino - usei moída na hora - (opcional, mas importante)
1/2 colher (chá) de sal
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar - pode ser branco ou mascavo
1 ovo
1/4 xícara (chá) de mel
1/2 xícara (chá) de melado de cana

>glacê real para decorar
1 clara de ovo
150 g de açúcar de confeiteiro peneirado
corante comestível para decorar (de preferência em gel pois a cor fixa melhor)

Biscoitos Gingerbread

Preparo

Coloque em uma vasilha todos os ingredientes secos ( a farinha, o bicarbonato, o gengibre, canela, cravo, noz moscada, pimenta do reino e o sal). Misture e reserve.
Usando uma batedeira elétrica, bata em velocidade média a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Acrescente o ovo e sem parar de bater, o mel e o melado. Diminua para velocidade baixa e vá acrescentando os ingredientes secos aos poucos, polvilhando enquanto bate. Quanto terminar de adicionar bata somente até a mistura estar homogênea.

Divida a massa (que estará mole, é assim mesmo) e coloque cada porção sobre um pedaço de filme plástico. Embrulhe e leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até a massa estiver mais firme.

Enfarinhe levemente uma bancada e abra a massa com um rolo próprio na espessura de meio centímetro. Corte com os moldes próprios e transfira-os cuidadosamente para as assadeiras forradas com papel manteiga (uso um tipo chamado "Assa + Leve"). Deixe um espaço entre eles. Leve esses biscoitos na assadeira por 15 minutos ao freezer.

Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus até ficarem firmes e adquirirem uma tonalidade levemente dourada. Transfira da assadeira para uma gradinha e deixe-os esfriando totalmente antes de decorar.

Biscoitos Gingerbread

NOTAS:
1) Como a temperatura no dia que fiz os biscoitos estava muito alta, deixei a massa embrulhada no freezer por meia hora antes de modelar.
2) Se a cada modelagem a massa ficar grudenta, torne a embrulhá-la e deixe no freezer por alguns minutos até firmar novamente. Se necessário faça pacotinhos com partes da massa, pois assim facilita e apressa o endurecimento.

>glacê real

Usando a batedeira elétrica bata a clara com o açúcar em velocidade média até começar a espessar. Aumente a velocidade para alta e bata mais uns 10 minutos.
Para usar o corante basta dividir esse glacê e ir adicionando a cor até conseguir a tonalidade desejada, misturando à mão.
A quantidade desse glacê deu para decorar esses biscoitos e ainda sobrou bastante.

Depois que decorar deixe o glacê secar e endurecer totalmente antes de embalar ou guardar os biscoitos em pote com tampa.
http://www.caldeiraodabruxasolar.com/2013/12/biscoitos-gingerbread.html

Nenhum comentário: