19 novembro 2013

Esfiha



Ingredientes para massa:

200ml de leite integral morno
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de sal
3 ovos pequenos ou 2 grandes
1/2 copo americano de óleo
2 colheres (sopa) rasas de fermento granulado para pão (dá mais ou menos 2/3 de um pacotinho)
500g de farinha de trigo (ou 4 xícaras de 240 ml)

Misture esses ingredientes (menos a farinha) em uma vasilha com um fouet (aquele batedor de omelete) até que o açúcar e o sal tenham dissolvido. Reserve por pelo menos 15 minutos. O fermento vai agir e vai virar uma espuma. Quando isso acontecer, despeje em uma bacia média, acrescente duas xícaras da farinha e misture bem com uma colher de pau. Acrescente mais uma xícara e vá amassando com a colher. Despeje em uma superfície lisa e acrescente o restante da farinha, agora sovando com as mãos. Quando ficar homogênea (não tem problema se estiver grudando um pouquinho nas mãos), modele como uma bola e coloque novamente na bacia. Pincele óleo sobre toda sua superfície da massa e tampe com um saquinho plástico. Deixe descansar por uma hora ou até que a massa dobre de volume.

Quando a massa estiver bem crescida, volte ela para a superfície e sove novamente. Isso é importante para tirar alguns gases do fermento que deixam um gosto ruim na massa. Se sentir que ela está colando muito, acrescente um pouco de farinha. O ponto ideal da massa é quando ela está bem elástica.

Ingredientes do recheio:

1/2 kg de carne bovina moída (patinho)
2 cebolas médias
2 tomates
2/4 de um maço de hortelã
4 colheres (sopa) de cheiro verde
4 dentes de alho
2 pimentas dedo-de-moça
Suco de 1 limão
Sal e azeite a gosto

Picar a cebola e o alho em pedaços bem pequenos, misturar com o suco de limão e um pouco de sal e reservar. Picar os tomates em tamanhos também pequenos; picar as folhas da hortelã e as pimentas. Misturar tudo à carne, ajustando o sal para bem suave. Reservar.

Montagem:

Quando a massa estiver bem crescida, volte ela para a superfície e sove novamente. Isso é importante para tirar alguns gases do fermento que deixam um gosto ruim na massa. Se sentir que ela está colando muito, acrescente um pouco de farinha. O ponto ideal da massa é quando ela está bem elástica. Para sovar, vc dobra a massa ao meio, assim:



Depois você “empurra” a massa:



Depois de sovar, esticar metade da massa com um rolo. Pegar uma tampa qualquer como medida para cortarmos círculos do mesmo tamanho:

Depois de cortar vários, tirar o excesso de massa. Colocar uma colher de sopa bem cheia do recheio de carne em cada círculo. Para fechar vamos fazer o seguinte: dividir as bordas do círculo mentalmente em 3 partes. Nas duas pontas de 1/3, vamos puxar para cima e fechar.



A outra parte, pegar bem no centro e levar ao centro da esfiha.



Depois de fechar as bordas, organizar em um tabuleiro polvilhado com farinha:

Esticar a massa até acabar. Você pode fazer massa mais fina ou mais grossa, do jeito que você preferir. Lembrando que a farinha que usamos para polvilhar na bancada é o restinho que sobrou da receita. Não acrescentar farinha porque se não a massa fica dura.

Assar em forno alto. Quando corar a parte de cima, checar se embaixo está corado também.
http://escrevendoabobrinhas.com

Nenhum comentário: