18 outubro 2013

Salada de Quinoa com Vinagrete de Couve-flor


A quinoa é uma planta nativa da Colômbia, Perú e Chile, que produz um grão indispensável à alimentação e à vida do homem andino. A Quinoa é conhecida como o Grão de Ouro dos Incas ou o Grão Mãe, e é indicada pela FAO como o alimento perfeito para o corpo humano devido às suas magníficas características nutricionais, tais como: aminoácidos essenciais e proteínas de alta qualidade. É ainda rica em vitaminas, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e é livre de Glúten. 

O que eu mais estou acostumada a comer com quinoa é salada, e como está bem quente resolvi fazer esta saladinha bem refrescante. Facílima de fazer. O único ponto negativo da quinoa fica por conta do preço. Por não ser importada em grande escala e não ser comum o seu cultivo no Brasil a quinoa tem um custo relativamente alto. Mas vale à pena.


Ingredientes: (Para duas porções)
1/2 xícara de quinoa (branca ou mix, usei a mix)
5 flores grandes de couve-flor lavadas
1 tomate bem firme
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de alcaparras lavadas
1 colher de sopa de vinagre (usei vinagre de mel)
suco de 1 limão
folhas de hortelã picadas
fio de azeite
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo: Cozinhe a quinoa em uma panela com o dobro de água da quantidade utilizada. Cozinhe até que a quinoa amoleça, se precisar acrescente mais água até o final do cozimento (leva aproximadamente 20 minutos em fogo médio). Assim que a água secar e a quinoa estiver mole, desligue o fogo e deixe esfriando. Cozinhe a couve-flor em água fervente por alguns minutos até chegar no ponto al dente, então retire-a da água fervente e mergulhe em uma tigela com água e cubos de gelo (Este método serve para cessar o cozimento do vegetal após retirá-lo do fogo, dando uma espécie de choque térmico, mantendo desta forma sua textura e cor mais viva). Deixe por 3 minutos, retire, separe as flores e misture à cebola cortada em meia-lua o mais fino que conseguir, e aos tomates cortados em cubos. Tempere com o vinagre, o azeite, a hortelã, as alcaparras lavadas, o suco de limão, a pimenta e o sal. Sirva com carnes grelhadas ou quiches, tortas.

Ótima opção para uma alimentação mais saudável!
http://figosefunghis.com.br/2010/02/salada-de-quinoa-com-vinagrete-de-couve-flor.html

Nenhum comentário: