16 maio 2012

Pão de inhame



Foi o 
Marcelo Urbano quem fez a propaganda do pão. Ele é pesquisador, coordenador de um grande projeto sobre malária na amazônia, professor titular do departamento de parasitologia do ICB na USP, e marido da Marly Cardoso, docente da faculdade de Nutrição da USP e coordenadora do projeto do qual participo lá no Acre. A casa, em Acrelândia, pertence aos dois e serve de ponto de apoio e alojamento para os pesquisadores de ambos os projetos.

Dicas:
Cozinhar o inhame até ficar bem molinho. Ao ver o inhame macio, derretendo, se transformando em purê antes de ser juntado à massa de pão, Celmira descobriu porque suas tentativas com aquele e outros ingredientes nunca davam certo. Ela ralava e adicionava o inhame, batata doce ou mandioca crus à massa e o pão ficava duro.

Outra coisa, é sempre mais seguro diluir o fermento seco antes na água e não na farinha. Porque se há gordura entre os líquidos e ela entra em contato antes com os grânulos, eles ficam encapsulados e não agem nunca mais. Conclusão, a massa não cresce.

Cobrir com plástico a bacia de massa enquanto espera crescer.







Pão de inhame/ taro:

Misturar numa bacia um pacote de fermento de pão (10 g) com uma xícara e meia de água. Esperar dissolver o fermento e juntar 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 de sal, 1 ovo,  4 colheres (sopa) de óleo e meio quilo (duas xícaras e meia) de purê de inhame frio (taro - cozido e espremido ainda quente).

Misturar bem e  juntar farinha de trigo branca, até resultar numa massa que dê pra sovar com a mão. Mais ou menos um quilo de farinha.

Modelar uma grande bola, deixar na bacia e cobrir com plástico. Quando dobrar de volume, dividir em quatroe modelar os pães. Passar um pouco de água nos pães e rolar sobre gergelim (se bem que sobre dois deles, apenas polvilhei farinha). Deixar crescer mais um pouco e fizer riscos com uma faca afiada e levar ao forno bem quente. Assar até ficar dourado.

LINK DA PESQUISA: 
http://come-se.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário: