05 maio 2012

Bolinhos de Chocolate no Vapor do Mauro Rebelo





Ingredientes:
200g de farinha
20g de cacau

1 colher (sopa) fermento
90g de açúcar (usei 6 colheres (sopa) rasas de adoçante tal e qual)
2 ovos
3/4 de xícara de água
1 pitada de sal
Chocolate picado para rechear (se fizer com adoçante, escolha um chocolate diet)

Modo de Preparo:
Em uma vasilha bata os ovos com fuê. Acrescente a água,o açúcar e o sal e bata mais um pouco.
Acrescente a farinha, o chocolate e o fermento peneirados juntos e misture delicadamente até que fique uma massa homogênea.
Coloque em forminhas de silicone  preenchendo 3/4 de sua capacidade, pois ele cresce bem. Arrume em uma panela de cozimento à vapor e cozinhe por 9 minutos. É isso mesmo... 9 minutos (risos). Muito rápido!  Eu tenho uma vaporeira de silicone da Lékué comprada na espanha. É só encaixar ela no topo de uma panela com água fervendo, arrumar os bolinhos na vaporeira e tampar.



Dicas:
- Atualmente você encontra essas forminhas de silicone em grandes magazines.
- Se você não tem balança de precisão em casa, compre aqueles copos medidores com medidas de chocolate, farinha, gramas, ml, açúcar... tudo no mesmo copo. Você encontra até em lojas de R$1,99 .
- Assim como expliquei na receita de Cheesecake Japonês, o Japonês, não gosta de sobremesas e bolos muito doces.  Para o brasileiro, esse bolinho é perfeito para comer com uma geléia.
- Massa branca: para fazer massa branca, substitua o cacau por farinha de trigo na mesma proporção e coloque essência de baunilha. Não esqueça de peneirar as gemas para não deixar cheiro de ovo.

- Para rechear com pedaços de chocolate: Coloque metade da massa na forminha de silicone, os pedaços de chocolate e coloque mais massa por cima respeitando o limite de 3/4 da forma

Nenhum comentário: