10 novembro 2010

BOLO ARCO-ÍRIS

Esse bolo é tão lindo que não resisti ....
Se você pesquisar outras receitas irá encontrar em diversos formatos e idéias, mas nenhuma tão linda quanto esta.

Rainbow_2_by_bittykate2.jpg
Literalmente uma explosão de cores e sabores. Este discreto bolo branco na parte de fora reserva uma colorida surpresa na parte de dentro.
Criado pelo blog Whisk Kid, especializado em sobremesas, é uma ótima inspiração para seu chá de panela e também, porque não, para o seu casamento.
Clicando aqui você tem acesso à receita original (em inglês). Ou então pode acompanhar a tradução adaptada a seguir:

Bolo Arco Íris

226 g de manteiga em temperatura ambiente 
466 g de açúcar 
05 claras de ovos (temperatura ambiente)
02 colheres de chá de baunilha 
375 g de farinha trigo
04 colheres de chá de fermento em pó 
½ colher de chá de sal 
355 ml de leite, aquecido durante 30 segundos no microondas para deixar na temperatura ambiente. 
Corante em gel vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo. Corante líquido não deixará a massa vibrante o suficiente.

Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Faça um creme de açúcar e manteiga, em seguida, adicione as claras em neve um pouco de cada vez. Adicione a baunilha e misture até que esteja totalmente incorporada. Então, alternadamente, adicione o leite e a mistura de farinha em duas partes.

Divida a massa em 6 bacias (pode ser por peso), e, em seguida, bata a massa de cada uma com uma boa quantidade de corante. Pré-aqueça o forno a 180C graus e unte todas as formas de bolo que você tiver ou vá reutilizando à medida que assa cada massa. Despeje a massa nas formas e leve ao forno por 15 minutos cada.

Retire do forno, deixe-as descansar por dez minutos. Em seguida, desenforme, cubra e armazene na geladeira para esfriar rapidamente.
Cobertura e recheio

Para as camadas:
09 claras de ovo
350 g de açúcar
532 g de manteiga em temperatura ambiente
02 colheres de chá de extrato de limão
Para a cobertura: 
05 ovos brancos 
200 g de açúcar 
226 g de manteiga em temperatura ambiente 
01 colher de chá de extrato de limão

Cozinhe as claras e o açúcar em uma panela pequena, em fogo médio, mexendo sempre, até que o açúcar se dissolva completamente (teste sentindo a mistura entre os dedos. Se estiver completamente lisa, está pronta). Despeje em uma batedeira e bata em velocidade alta até chegar à temperatura ambiente. Então, em uma velocidade média/baixa, junte a manteiga, espere até que cada parte esteja totalmente incorporada antes de acrescentar a seguinte. Após toda a manteiga tiver sido incorporada, coloque a batedeira novamente em velocidade alta velocidade e bata por cerca de cinco minutos. Adicione o extrato, bata rapidamente e então está pronto para usar.

Agora é só montar o bolo alternando as camadas com a pasta e finalizando com a cobertura.




Nenhum comentário: