06 junho 2010

FENG SHUI - dicas CRIS VENTURA

Deixe sua casa limpa e próspera com o feng shui


O feng shui é um antigo método chinês que permite harmonizar os espaços em casas, apartamentos e escritórios por meio da decoração, da arquitetura e até mesmo da limpeza. “A base do feng shui é a energia vital, conhecida como chi, que circula por espaços como casas, escritórios e ruas, e que está em todos os seres vivos”, explica Cristina Ventura, consultora de feng shui. “Pode-se dizer que o feng shui é uma espécie de tratamento terapêutico para alinhar e equilibrar a energia da casa”, completa.

Cristina afirma que ao limpar o lar é bom usar produtos com aromas que agradem aos moradores, mas que, em geral, os cheirinhos de eucalipto e lavanda são ótimos para trazer boas energias. “Durante a limpeza é bom mentalizar que os problemas, as energias ruins e o pessimismo estão sendo limpos e ‘varridos’ e que a casa está sendo purificada”, conta Cristina. E a consultora dá a dica: dê início à limpeza dos cômodos mais distantes em relação à porta de entrada e, em cada cômodo, também comece do cantinho que estiver mais longe da porta. “Pelo menos uma vez por mês é bom verificar em todos os cômodos se há excesso de objetos sem uso, quebrados e manchados. Então, conserte os que não estão funcionando bem e doe o que você não usa mais”, diz Cristina. A consultora de feng shui explica que, além desses cuidados, certos aromas são ótimos para cada cantinho. O cheirinho de laranja, por exemplo, é bom para as salas de estar, pois traz energia e entusiasmo, já o de lavanda é ótimo para o quarto, pois ajuda a relaxar e dormir bem. Mas existem cômodos da casa que merecem atenção especial para trazer bastante felicidade e prosperidade para toda a família e certos itens que devem estar sempre limpinhos.
Cozinha

Precisa de limpeza e organização constantes. “Tire alimentos e remédios vencidos”, diz Cristina. Ela explica que os armários simbolizam as finanças, por isso, capriche na faxina! Cuide muito bem da limpeza do fogão, que representa a prosperidade. E atenção! “Forno e bocas devem funcionar muito bem e os donos da casa precisam usá-lo pelo menos uma vez ao dia para ativar a energia da prosperidade”, afirma a consultora.

E se você é daquelas que guardam aqueles utensílios como toalhas de mesa, copos, pratos e talheres novos para usar apenas em ocasiões especiais ou para quando recebe visitas em casa, é hora de tirar esses objetos do armário! “A ocasião especial é o momento presente com a família, com os amigos, os moradores da casa. Use as coisas novas e bonitas para trazer boas energias”, diz Cristina.
Banheiros

“Eles devem ter os espelhos bem limpos, a tampa de vasos sanitários abaixada e as portas fechadas”, explica Cristina. Ela conta que o banheiro é um local de purificação, por isso, merece aromas como o de eucalipto (purificador), lavanda (relaxante) ou hortelã (refrescante e revigorante).
Quintal e lavanderia

Devem ser organizados com caixas, prateleiras, varais de teto e armários. “No quintal, o jardim deve ser limpo e mantido com plantas saudáveis. Na lavanderia é bom incluir plantas ou quadros de natureza”, diz a consultora. Atenção especial para eles!
Portas

Simbolizam comunicação. “Por isso merecem uma boa limpeza para melhorar o diálogo dos moradores”, diz Cristina.
Porta de entrada

Atenção a ela! “Deve estar sempre limpa, do lado de dentro e do lado de fora, pois é o portal da casa, que convida as boas energias e dá as boas-vindas aos moradores e convidados”, explica Cristina. Ela deve ter boa iluminação, objetos decorativos como quadros, espelhos, flores ou plantas. “Durante a limpeza, mentalize que ali reside muita paz, proteção e boa saúde e que na casa só entram amor, pessoas do bem e boas energias”, diz.
Janelas e vidros

Representam a visão e o futuro. Devem ser bem limpos e transparentes. Capriche na faxina!
Maçanetas

“São como o ‘aperto de mão’ dos donos da casa para todos que entram e devem funcionar bem e sem barulhos”, explica a consultora de feng shui.
Espelhos

São condutores de energia e, por isso, também merecem muita atenção e limpeza frequente.
Cortinas

“Simbolizam o lado carinhoso dos relacionamentos e também devem estar em bom estado e sempre limpas”, explica Cristina.

LINK: http://cantodofengshui.blogspot.com/

Nenhum comentário: