22 janeiro 2010

ALIMENTE-SE BEM......


Existem muitas formas de se combater a tristeza.
Na maioria das vezes, a abordagem é espiritual ou relacionada ao modo como lidamos com os problemas.
O que costumamos esquecer é que a alimentação influi, e muito, na forma como nos sentimos ao longo do dia, até mesmo porque são nos alimentos que nosso corpo irá buscar tudo aquilo que de que necessita para funcionar em total harmonia.
Isso significa na prática que, se você se sente indisposto ou cansado, às vezes a culpa não é necessariamente do chefe que lhe deu tarefas demais naquele dia ou das crianças que resolveram ficar hiperativas, mas da ausência de alguma vitamina, mineral ou nutriente em geral que você, por descuido ou desinformação, deixou de consumir.
Veja abaixo 16 alimentos primordiais para lhe ajudar a passar melhor os dias. Eles não irão resolver seus problemas, é claro, mas lhe darão disposição e equilíbrio para tal.
1 – AVEIA: cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.
2 – ESPINAFRE: o potássio e o ácido fólico auxiliam no combate à depressão. O magnésio, o folato e as vitaminas A e C estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

3 – LARANJA: o poder da vitamina C, do cálcio e do complexo B estimulam o funcionamento do sistema nervoso. O cálcio é eficiente no combate ao estresse e no relaxamento muscular. A fruta ainda hidrata e previne a fadiga.

4 – GRÃO-DE-BICO: a leguminosa é cheia do aminoácido triptofano, uma maravilha para a produção de serotonina, que traz sensações agradáveis, como felicidade e bem-estar.
5 – CHOCOLATE: segundo Wilza Peres, da UFRJ, é fonte de triptofano (precursor da serotonina), teobromina (tem efeito estimulante como a cafeína) e magnésio (melhora o mau humor). Também possui minerais importantes como cobre, manganês e magnésio – nutrientes que ficam em falta no período pré-menstrual. Mas deve ser consumido com moderação, pois é um alimento rico em gorduras.
6 – PIMENTA: leva à sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido) que estimula as terminações nervosas da língua, aumentado a produção de endorfinas. As mais adequadas para melhorar o humor são a pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta.
7 – OVO: conta com a tiamina, niacina, ácido fólico e aceticolina. A carência da aceticolina pode causar apatia, tensão e até perda da memória.


8 – MEL: é um ótimo alimento energético porque contém açúcares que são facilmente absorvidos pelo organismo. Além disso, possui alguns minerais como o potássio, que tem ação antidepressiva, e o cálcio, que ajuda a acalmar os ânimos.

9 – LEITE: possui vitaminas do complexo B, cálcio e proteínas que aliviam a tensão. Mantém a taxa de glicemia, diminuindo a fadiga. Também é uma boa fonte de triptofano.


10 – BANANA: cheia de vitamina B6, fornece energia e, graças aos carboidratos, potássio, magnésio e biotina, ajuda a diminuir a ansiedade e a garantir um sono tranqüilo.

11 – ÓLEOS VEGETAIS: fontes de vitamina E que pode trazer benefícios para os momentos de TPM.



12 – UVAS: melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos.


13 – PEIXES: são boas fontes de ômega 3, uma gordura saudável que está envolvida na prevenção de algumas doenças psiquiátricas, tais como depressão e demência.
14 – ALFACE: o talo contém lactucina, uma substância de ação calmante.



15 – FRUTOS DO MAR: dois minerais presentes na comida que vêm do mar podem mudar o funcionamento cerebral e o estado de espírito. O zinco estimula a atenção e a memória. O selênio pode evitar a depressão.



16 – CARNE: seus aminoácidos fazem o cérebro trabalhar melhor. Também contribui com o ferro, mineral que, em níveis baixos, deixa a pessoa apática e triste, com falta de concentração e desanimada.



Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário: