17 novembro 2009

Budistas têm Escola Infantil no Brasil



O Instituto Caminho do Meio/Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), dirigido pelo Lama Padma Samten e localizado em Viamão, está desenvolvendo o projeto de uma escola infantil. Diferentemente das outras instituições de ensino, que estão voltadas apenas para a educação das crianças, o projeto da comunidade budista está sendo pensado como um espaço que inclua o desenvolvimento das outras pessoas da comunidade (famílias e educadores) com paz e felicidade.
“Voltada para crianças de um a seis anos, a escola tem como eixos sustentadores valores como a responsabilidade universal, o bom coração e a interdependência entre os seres e o universo. Como fio condutor, utilizamos o auto-conhecimento”, disse o Lama Samten.

Ainda de acordo com o Lama Samten, os educadores desta escola são considerados facilitadores de cultura de paz e para tanto estudam, desenvolvem-se e relacionam-se através de exemplos, passando a mensagem da cultura de paz e do desenvolvimento mais humano de forma coerente para as crianças. A participação da comunidade budista que mora no Instituto Caminho do Meio e o envolvimento das famílias dos alunos são fundamentais para fortalecer a cultura de paz no cotidiano das crianças.



NOSSOS PRINCÍPIOS
"Criar e sustentar relações positivas com o mundo; eis o trabalho como caminho espiritual.” Lama Samten
Gerar a consciência dos méritos e da liberdade para saber sair das tensões.

"Aprendendo a gerar os méritos, poderemos ter êxito e recompensa em meio ao que quisermos!”




Nossa escola é um ambiente de aprendizagem para todos, nosso critério é o poder de crescermos integrados ao mundo,usando nossas ações cotidianas como exemplo, baseadas na ampliação da visão de mundo, na Compaixão.
O CORPO, O MUNDO SENSORIAL E AS RELAÇÕES
PROJETO 2009: As Quatro Estações, os Quatro Elementos da Natureza
Trabalhar os 5 temas dos ensinamentos do Darma, com atividades desenvolvidas em concordância com as Sabedorias dos 5 Diani Budas: Acolhimento, Equanimidade, Discriminação, Causalidade e Transcendência.


# Famílias presentes e aprendendo junto com as crianças e com o darma;


# Encontro Pedagógico e Estudo do Darma para professores;


#Encontro de facilitadores;


# Observação profunda do que acontece ao nosso redor...

"Ampliar a mente: é nesta direção que levaremos os meninos e meninas da escola.”

NOSSA ROTINA

Prece

Altar


Brincar Livre



Alimentação



Agroecologia


Atividades Dirigidas

Nenhum comentário: