09 setembro 2009

Pão, pão, pão ..... pão.

Meu próximo pão será este ... uma dica interessante do blog da Cinara´s Place


Pão Rústico (Sem Sovar)

3 xícaras de farinha de trigo (430g)
1 1/2 xícara de água
1/4 colher (chá) de fermento biológico instantâneo para pão
1 1/2 colher (chá) de sal
Fubá, farinha ou farinha integral para polvilhar
Panela de ferro, vidro ou cerâmica com tampa
(usado o refratário da foto abaixo)
Q

1) Misture os ingredientes secos em uma tigela média. Adicione água e incorpore com a mão ou espátula por 30 segundos a 1 minuto. A massa fica meio mole, não precisa acrescentar mais farinha.
2) Cubra a tigela com filme plástico ou tampa e deixe descansar por12 a 18 horas em temperatura ambiente. Neste período o volume passa de meio litro para dois litros.
3) Após 12 a 18 horas, a massa estará cheia de bolhas. Retire-a da tigela e sobre uma superfície enfarinhada, dobre-a como um envelope, sem sovar. Deixe descansar por 15 minutos coberta com filme plástico (desta vez eu cobri com um pano de prato e não vi diferença).
4) Depois dos 15 minutos de descanso, polvilhe um pano de prato (de algodão, não serve toalha felpuda) com fubá ou farinha, faça uma bola com a massa e coloque-a com o lado das dobras para baixo sobre o pano. Polvilhe a massa com fubá ou farinha. Cubra com o próprio pano de prato e deixe crescer de 1 a 2 horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho.
5) Cerca de 15 minutos antes de colocar o pão para assar, pré-aqueça o forno a 220-250°C e deixe uma panela de ferro, vidro ou cerâmica aquecendo. Quando a massa estiver pronta, tire cuidadosamente a panela do forno e coloque a massa. (Não é preciso tirar a massa do pano com a mão, pois ela estará mole. É só deixar a massa "rolar" do pano para dentro da panela.) Tampe e asse por 30 minutos. Destampe e asse por mais 15 minutos, até dourar.


Se tiver dúvida .... dá uma olhadinha no vídeo abaixo:

Nenhum comentário: