15 setembro 2009

PÃO INTEGRAL SUPER MACIO


Pão integral nutritivo super macio
Ingredientes
1 xícara (chá) de aveia em flocos ou gérmem de trigo
ou farelo de trigo ou farinha de centeio ou farinha de aveia
1/2 xícara (chá) de óleo de milho ou canola
5 xícaras (chá) de farinha de trigo ou metade de farinha integral
2 xícaras (chá) de água ou leite ou iogurte ou coalhada
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo ou mel
1 envelope de 10g de fermento biológico
2 ovos
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de linhaça

Modo de preparo
Aqueça a água ou leite, como escolher, acrescente a aveia ou uma das opções dadas para substituição, o açúcar, 1 xícara de farinha de trigo e o fermento e misture bem. Coloque essa mistura em uma bacia e acrescente o restante dos ingredientes por cima sem misturar. Aguarde por aproximadamente 10 minutos para que a primeira mistura cresça embaixo dos demais ingredientes que estando por cima dela farão que permaneça aquecida a primeira massa e, assim, cresça melhor.
Após esse tempo misture bem todos os demais ingredientes e coloque em uma forma para pão de forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Deixe dobrar o volume e asse em forno moderado.
Ingredientes
É um pão muito saboroso e em pouquíssimo tempo estará pronto, além de ser muito nutritivo e bem mais barato do que aqueles pães encontrados prontos e supermercados e padarias. Vale a pena experimentar!!!

Dica:
Pode pincelar 1 gema e polvilhar com os grãos utilizados, antes de assar;
Asse em forno em 220° a 250°, por 30 minutos, ou até dourar;
O forno muito baixo (180°) deixa o pão ressecado e demora muito para assar, a temperatura mais alta forma logo a casca que não deixa o líquido do pão secar antes de assar, deixando ele mais macio;

Se você utilizar farinha integral, o pão deve demorar mais para assar. Para saber se ele já está totalmente assado, bata no fundo do pão (como se estivesse batendo em uma porta), se o som for oco, já está OK.
Retirado do site: Cybercook

Nenhum comentário: