13 agosto 2009

TRANSPARÊNCIA EM TEXTO - FIREWORKS


O efeito final é bastante satisfatório e é produzido de forma rápida e fácil.

1) Abra a imagem a qual deseja atribuir o texto transparente. No exemplo que darei vou usar a seguinte imagem:

2) Selecione a Ferramenta Texto e insira um texto qualquer, com as seguintes configurações:

» Fonte: Arial.

» Tamanho: 30.

» Cor: Branco (#FFFFFF).

» Estilo: Negrito.

Obs.: Caso sua imagem esteja em outros padrões de tamanho, fique a vontade para fazer as configurações devidas em seu texto.

3) Com a Ferramenta Ponteiro, selecione o texto e acesse no Inspector de Propriedadesa opção efeitos, aqui representada pelo sinal de adição (+). Escolha a opção Chanfro e relevo,Relevo elevado.

4) Configure este efeito com os seguintes valores:

» Largura: 2.

» Contraste: 100%.

» Suavidade: 0.

» Ângulo: 30.

Obs.: Atente-se em desmarcar a opção Mostrar objeto deste efeito. Caso contrário seu efeito estará comprometido, não resultando no efeito esperado.

5) Ao configurar o efeito o resultado apresentado será semelhante ao que segue abaixo:

6) Veja o quanto ficou legal nossa imagem. Desta forma poderá realizar o processo para quantas imagens quiser. Mas ainda podemos, neste exemplo, dar uma melhorada no layout retirando a data e horário que a foto foi tirada. Informações estas localizadas na parte inferior direita da foto. Para tirar as informações desejadas será necessário o uso de uma ferramenta já ensinada nos tutoriais anteriores – a Ferramenta Carimbo.

7) Os métodos para se trabalhar com esta ferramenta já foram ensinados. Caso tenha esquecido, acesse os tutoriais da série Fireworks Básico e tire suas dúvidas. Veja a configuração utilizadas para esta ferramenta:

» Tamanho: 10.

» Borda: 10.

8) Aos poucos vamos retirando as informações que desejamos remover da fotografia.

9) Ao final, teremos o seguinte resultado:

Muita bem galera, chega ao final mais um tutorial da série Fireworks. Foi apresentado como se criar textos transparentes para usar em imagens em geral e ainda relembramos os procedimentos para se remover partes de fotos, utilizando a Ferramenta Carimbo.


Tutorial retirado do site:Julio Battisti

Nenhum comentário: