26 agosto 2009

Já li .... Comer, rezar, amar


Viagem ao lugar-comum

Há trinta semanas na lista dos mais vendidos, Comer, Rezar, Amar,de Elizabeth Gilbert, narra a jornada gastronômico-espiritual-sexual da autora por três países – ou por três simpáticos estereótipos

O livro relata a jornada gastronômico-espiritual-sexual que a autora empreendeu, em 2003, por três países: Itália, Índia e Indonésia. Em cada um desses lugares, Elizabeth busca – e encontra – uma idéia pronta: a Itália é a terra do prazer; a Índia, a pátria da meditação; e a Indonésia (ou, mais especificamente, a Ilha de Bali), um paraíso de equilíbrio. No meio do caminho, sobram alguns lugares-comuns para o Brasil – em Bali, Elizabeth vai redescobrir o amor com um representante desse povo sensual e brejeiro. O curioso é que Comer, Rezar, Amar repisa esses estereótipos sem convertê-los em preconceitos odiosos ou reducionistas. São todos expressões da imensa simpatia de Elizabeth, a mais generosa das turistas.

Peter Adams/Getty Images
ItTÁLIA "Bel far niente significa ‘a beleza de não fazer nada’. Essa é uma expressão ótima. Sempre foi um ideal prezado pelos italianos"

Luca Tettoni/Corbis/Latin Stock
ÍNDIA "Você vai precisar de um guia em sua jornada. Se tiver sorte, encontrará um guru. É isso que os peregrinos têm vindo buscar na índia há séculos"
The Image Bank/Getty Images

BALI "Cada balinês conhece o seu lugar. Os balineses são os campeões mundiais do equilíbrio. A manutenção do equilíbrio é uma arte, uma ciência"


Sinopse: REvista Veja

Nenhum comentário: